2008-04-04

"Aux Sources de la Joie"

"Enquanto a linguagem fôr necessária para comunicar com os outros, usem-na, mas muito moderadamente. Escutem o que vos dizem e não respondam senão quando necessário, com poucas palavras, em doses homeopáticas. Os medicamentos homeopáticos em fortes doses não produzem efeito, mas sabemos que apenas algumas gotas minúsculas têm por vezes efeitos milagrosos! As pessoas falam somente para mostrar a sua superioridade, a sua erudição e a sua perícia na discussão. Mas a acção é mais poderosa que as palavras.
O valor da pessoa não se mede pelo tamanho ou força dos argumentos que possa apresentar. Argumentem dentro de vós próprios, na introspecção e controlem as vossas paixões; constatareis assim, rapidamente, que o desejo de falar quase desapareceu."
O texto é de Mâ Ananda Moyî, uma das grandes personalidades espirituais da India contemporânea, um Ser Realizado, e que ensina a não-dualidade. Este livro, "Aux Sources de la Joie" tem cerca de 100 curtos textos de Ananda Moyî, muito simples e fáceis de ler.