2013-06-10

Iyengar Yoga no Porto com Jayne Orton


Iyengar Yoga

O método de Yoga desenvolvido por Guruji BKS Iyengar dá a todos a possibilidade de evoluir na prática, de forma metódica e absolutamente segura. 
Jayne Orton

Recebemos no Centro de IYENGAR® Yoga do Porto a 31 de Maio, 1 e 2 de Junho, Jayne Orton, Directora do Instituto de IYENGAR® Yoga de Birmingham. Esta é já a terceira sessão que organizamos com Jayne. 

A simplicidade
E mais uma vez, na sua forma simples e clara de explicar e demonstrar, fez com que percebêssemos como é possível
através do conhecimento, prática e compreensão das bases das posturas mais simples, ir construindo posturas mais difíceis, mais avançadas e mais exigentes, e acabar por chegar naturalmente, a difíceis asanas que talvez nunca tenhamos pensado conseguir fazer. 



Krishnamacharya-Guruji-Hanumanasana

A este propósito e referindo a forma segura com que o método Iyengar desenvolve a prática, Jayne contou-nos a história de Guruji e Hanumanasana:

No tempo em que Guruji Iyengar estava ainda com o seu Mestre Krishnamacharya e este ensinava no Palácio de Mysore, durante uma demonstração de Yoga, Krishnamacharya mandou Guruji demonstrar Hanumanasana. Guruji nunca tinha feito a postura nem mesmo preparações da postura e explicou que desconhecia a postura. 

Krishnamacharya insistiu, respondendo que se tratava de alongar uma perna para a frente e outra para trás, com tronco erecto. Isto era Hanumanasana

Guruji explicou que os calções que estava a usar eram demasiado apertados para lhe permitirem fazer aquela postura. Krishnamacharya mandou trazer uma tesoura e dar um corte de cada lado!!! 

Depois de ultrapassados estes dois obstáculos, ordenou-lhe que fizesse a postura. 
Guruji Iyengar demonstrou Hanumanasana
Como resultado, ganhou também uma rotura no músculo que lhe demorou anos a curar. 

Isto, e outras situações semelhantes, fizeram com que Guruji desenvolvesse o seu método absolutamente seguro de prática de Yoga e também acessível a todos, explicou Jayne.




As Posturas que mais me chamaram

Sexta feira  - gostei especialmente de Akuncharasana, uma postura de abertura de ancas, os "rolos" com Paripurnas pelo meio, e preparação de Sirsasana.

Sábado - tivemos posturas de pé, posturas para trás, Parsvas Dhanurasanas e Anantasanas! À tarde, posturas de sentar e posturas para a frente. 

Domingo - muitas Paryankasanas de diferentes formas, posturas para trás e um muito bom, trabalho de Padmasana.

Yogah cittavrtti nirodhah (YS I.2)

Como já é habitual, o workshop, foi divertido, Jayne fez-nos rir, às vezes no meio da nossa “luta” para conseguirmos acompanhar aquilo que nos pedia, despertou a nossa curiosidade e o nosso entusiasmo, contou histórias passadas com Guruji Iyengar, citou passagens do Bhagavad Gita adequadas a cada momento, relacionou posturas e interligou-as.....enfim, creio que por um dia e dois meios-dias, todos conseguimos tranquilizar as flutuações da mente e reunir como um todo, corpo, mente, respiração e alma, tudo focado no mesmo sentido. Yoga é o cessar dos movimentos na consciência (YS I.2).

E tudo isto de forma divertida, desafiadora e segura.



2014

No próximo ano as datas são as mesmas - 31 de Maio, 1 e 2 de Junho, mas de 2014.

Sem comentários:

Enviar um comentário