2013-07-02

Ser Espiritual - da Evidência à Ciência (Luis Portela)


Li este livro no fim de semana passado - gostei muito, aprendi muito, recordei muito... É um típico pequeno-grande livro. Sublinhei, como faço habitualmente, tudo o que considerei mais importante para mim. Assim, volta e meia posso ir directa aos sublinhados... Reparei no entanto que acabei por sublinhar mais de metade do livro!

Porque achei tão interessante este pequeno-grande livro, quando há tantos e tantos anos leio e de alguma forma estudo quase todos os temas contidos neste "Ser Espiritual"?

Por um lado, voltei a acreditar na possibilidade de contribuir para um mundo melhor. Distanciei-me das situações de vida, dos acontecimentos da pequenina vida, minha e de cada um de nós, e tive uma perspectiva diferente dos mesmos, mais alargada, mais relativizada. Um pouco como quando voamos de avião e olhamos para o Planeta Terra cá em baixo, onde a vida acontece com tantas alegrias e tantos dramas....e ficamos com a ideia de que afinal é tudo pequenino!

Gostei das referências às minhas próprias referências - Gandhi, Madre Teresa de Calcutá, Krishnamurti, Einstein, Luther King, Nelson Mandela...e Krishna, Lao Tsé, Zaratustra, Buda, Confúcio, Jesus.
Gostei da sensibilidade que refere que
"Temos hoje em qualquer cozinha mais produtos químicos do que tínhamos num laboratório há cem anos. Fabricam-se por minuto duzentas toneladas de produtos altamente tóxicos. Atiramos ao mar anualmente sete milhões de toneladas de lixo."
Gostei também da ideia de Terra como "mundo-escola".

Alguns pensamentos contidos no livro:
"Aprender a olhar as pessoas que nos rodeiam como seres que não são perfeitos, logo que têm algumas imperfeições e que, por isso, por vezes nos tentam agredir de uma ou outra forma. Conscientes de que se nos envolvermos nessa onda negativa - mesmo que seja apenas a reter o pensamento no que nos fizeram ou a julgar a sua atitude -, perderemos a capacidade de os ajudarmos a serem melhores e de encontrarmos, racionalmente, as melhores soluções para as questões que nos colocam."
Em minha opinião, o livro ensina de forma muito simples e eficaz, como nos tornarmos pessoas melhores, como seguirmos a nossa trajectória, como nos sentirmos sempre parte do Todo até sermos o Todo. Há no livro conceitos muito interessantes de tolerância, serenidade, simplicidade, paz, prazer de ser útil, responsabilidade, equilíbrio, motivação e acima de tudo, coerência.
O Autor apresentou factos, deu opiniões, apontou caminhos e movimentou-se de forma extremamente segura e inteligente, sobre aquilo que será ainda para muitos, um mundo de "areias-movediças".

Recomendo ler, reler, estudar, aprender e praticar. Exige abertura de "parâmetros". Exige uma mente vazia de preconceitos, que se deixe guiar à descoberta do visível e do "invisível".

Por um mundo melhor - Uma Boa Leitura a Todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário