2009-01-11

GUNAS

Tanto o Yoga como a Ayurveda têm a sua origem nos Vedas e são chamadas “ciências irmãs”. A primeira incide mais sobre o tratamento da mente e não só, enquanto a segunda trata da saúde do corpo e não só. O Yoga está direccionado para o espírito. A Ayurveda é uma ciência médica.
Ambas têm conceitos básicos semelhantes, Trigunas no Yoga, Tridoshas na Ayurveda.

As Gunas são disposições ou atitudes da matéria – Sattva (iluminação), Rajas (energia) e Tamas (inércia). Os Doshas são humores – Vata (espaço e ar), Pitta (fogo) e Kapha (água e terra).
As Gunas espalham-se por todo o Universo e afectam o estado emocional e mental de cada pessoa. Controlam as nossas actividades. Atravessam o nosso corpo. Estão em permanente movimento – ora predomina uma, ora outra ou outras. Para termos qualidade de vida, tanto as 3 gunas como as 3 doshas deveriam estar, quanto possível, em equilíbrio. A prática do Yoga contribui para o equilíbrio das gunas.Quando a guna predominante é Tamas, há alguma inércia, ignorância, escuridão. Quando dormimos estamos sob a influência desta guna. Durante o sono não sentimos a nossa existência; é um estado de consciência puro que nos dá energia; depois do sono, Tamas convida a entrada em actividade de Sattva ou Rajas; no estado acordado, Tamas dá inércia, descanso e preguiça. A prática de Yoga indicada para pessoas de natureza tamásica é principalmente encadeamentos de asanas em sucessão rápida (Surya namaskar, por exemplo).
Uma natureza Rajásica, traduz-se por competitividade, desejo, ciúme, intolerância, inveja, necessidade de actividade física, coragem. Na prática espiritual precisamos das virtudes desta guna. No yoga, as asanas em sucessão rápida são aconselháveis, bem como dentro do Pranayama, Viloma na expiração e Anuloma.
As pessoas de natureza Sáttvica são raras; Sattva guna é sinónimo de iluminação da inteligência. Algumas características são: boa conduta, auto-controlo, amor pela verdade, religiosidade, devoção, boa memória, mente equilibrada, inteligência profunda, disciplina. A prática espiritual só é possível com a actividade de Sattva. As pessoas de natureza sáttvica, têm inclinação natural para a prática do Yoga.
Um principiante de yoga começa a prática de asanas e pranayama com o predomínio de Tamas. Gradualmente entra na actividade de Rajas. Lentamente e de forma estável, é “atingido” durante a prática pela compreensão e iluminação de Sattva.
("Yoga and Ayurveda", conferência de Geeta Iyengar no RIMYI, 1988; "Understanding Yoga through Body Knowledge", Dr. Sulochana Telang)