"Before you speak, ask yourself, is it kind, is it necessary, is it true, does it improve on the silence?" Sai Baba
Nestes últimos tempos, tenho pensado cada vez mais nos preceitos ou patamares do Yoga apontados por Patanjali. E este "tenho pensado" quer dizer que tenho estado mais atenta, mais consciente, procurando orientar a minha conduta segundo esses mesmos princípios.
Mas este estado de atenção contínua faz-me aperceber de como a realidade à minha volta ignora ou despreza estes valores - sim, ainda vivo no mundo das dualidades!
Mas este estado de atenção contínua faz-me aperceber de como a realidade à minha volta ignora ou despreza estes valores - sim, ainda vivo no mundo das dualidades!
Voltando a Patanjali, este sábio aponta 8 patamares do Yoga - Yama, Niyama, Asana, Pranayama, Pratyahara, Dharana, Dhyana e Samadhi. Yama ensina-nos os grandes princípios de respeito por todos os seres. São regras de conduta. Todas as grandes religiões as têm. São os grandes princípios universais que devemos cultivar e transmitir, e que constituem também a base do Yoga.
Satya é um desses grandes princípios. Só com Satya e Ahimsa (não violência), Gandhi mudou o mundo!
Como diz Guruji Iyengar em "Light on Yoga", a natureza fundamental da Realidade, expressa-se através de amor e verdade. A vida de um praticante de yoga deve seguir fielmente estes dois aspectos da Realidade. Mas Satya não se limita a falar a verdade. Satya pressupõe verdade de pensamento, palavra e acção. Sim, não se trata só de falar a verdade, há muito mais para além disso. Se muitos fizessemos este esforço de respeitar os princípios do Yoga, a Realidade seria bem mais agradável.
"(Satya) It is about approaching the world with pure intentions.It means to speak the truth with the spirit of kindness.It means communicating from the heart." The Spirit of Yoga, Cat de Rham & M. Gill