2012-02-06

Aos Pés do Mestre (1)


Cheguei a Pune, para as aulas com a família Iyengar, no RIMYI, há exactamente uma semana. Tenho tido o tempo tão preenchido, tenho recebido tanta informação, tenho-me emocionado com tantas situações, tenho vivido tanto, que tudo o que diga vai ficar muito aquém do que tem sido a minha realidade.

O apartamento em que fiquei este ano é muito bom, pelo que tenho conforto e tranquilidade. E bem preciso porque as aulas têm sido francamente exigentes. Depois de instalada fui comprar produtos de limpeza, alimentos e incenso e comecei a criar o meu próprio ambiente. Almocei no Lalit, um restaurante perto de casa, onde costumo ir muitas vezes e matei saudades de uma Masala Dosa e Sweet Lime Soda.
À tarde fui para o Instituto, fazer o pagamento das aulas, trocar dinheiro, etc. Só comecei as aulas na quarta, 1 de Fevereiro, pelo que até aí assisti, tomei notas e tentei pôr o jet leg em ordem. Tive ainda tempo, nessa segunda feira para me encontrar com amigas espanholas que estavam de partida e pusemos a conversa (sobre as aulas) toda em dia.
De acordo com a crise do meu País, da qual felizmente já não ouço falar desde 28 de Janeiro, achei por bem este ano fazer as refeições em casa e só ao fim de semana ir fora. Como não sou muito dotada para a cozinha, pedi para cozinharem para mim, e todos os dias lá saio de manhã com a minha “marmita” para trazer recheada ao almoço. Assim poupo tempo, trabalho e dou a ganhar alguma coisa à tal senhora indiana. Também não fica rica com isto – por 4 chapatis, dhal, basmati e legumes, pago 50 Rs, o que não chega a 1€. Como é mesmo em frente ao Instituto, fica muito conveniente para mim.
Para já ficam estas pequenas coisas do meu dia-a-dia em Pune. A primeira aula que tive foi 4ª feira, dia 1, com Abhi (e Guruji) e foi….excelente! A primeira metade “tratou” o “jet leg” e preparou-nos para as posturas de pé. No próximo post dou alguns detalhes.