Photo by Leonor Castilho |
A chegada, a 31 janeiro 2013:
Depois de reunidas as condições essenciais e de muita sorte, consegui fazer a minha viagem anual para Pune, via Frankfurt.
De Mumbai para Pune viajei de carro só com mais duas pessoas, o que é muito bom; as duas dinamarquesas , também vinham para o Instituto (RIMYI). Poucas vezes no trajecto chegamos aos 90 km/hora, pelo que foram mais quatro horas e meia de quase “atenção plena”, já que o motorista abria a janela de vez em quando, para não adormecer. Achei que de vez em quando a cabeça lhe caia, mas com muita dignidade recuperava a compostura rapidamente.
Chegada ao apartamento em que tinha ficado o ano passado, depois de acordar a senhoria que vive ao lado e lá ao mesmo tempo, descobri que me reservara o quarto que eu não queria, por ser voltado para as traseiras, ter menos sol, wc mais pequeno e cama mais estreita. Disse-lhe que não era aquele o quarto, etc, etc, e de nada adiantou. Também não é tão importante assim, e além de tudo já aprendi há muito a ser flexivel.
Descansei de manhã e à tarde fui ao Instituto.
Apanhei Guruji cá fora. Ou seja, para quem não conhece - a casa do Guruji Iyengar fica na parte de trás do Instituto. Quando entramos no Instituto, contornamos o edificio pelo jardim e frente à porta da casa de Guruji está a porta de entrada para o RIMYI. Guruji estava à porta e por isso tive a sorte de o poder cumprimentar logo. Dá-me sempre um nó tão grande na garganta quando chego perto de Guruji Iyengar....é um ser tão, mas tão especial....Enfim, quem já esteve na sua presença compreende o que digo.
A secretaria do Instituto estava cheia de gente a fazer as inscrições. A minha ficou para daí a uns dias, quando tudo estiver mais calmo. Tenho a sorte de cair facilmente nas boas graças dos indianos (e indianas!), o que me facilita a vida, porque ao contrário da maioria, que se desloca em grupos, eu continuo um pouco “o lobo da estepe”, e corro por conta própria.
Não pude fazer aula nesse dia, mas também não conseguiria - 2 noites sem dormir começa a ser duro de recuperar!!