Na sexta feira, segundo dia em Pune, a aula estava marcada para o fim do dia - Pranayama com Geetaji.
Aproveitei para ir arranjar ligação de internet para o computador. Depois de correr para cima e para baixo em FC Road, consegui argumentos suficientes para concluir que a Reliance tinha mudado de sítio e estava longíssimo. A Reliance era a minha conexão anterior e deveria ser só recarregar o cartão, já que têm os meus dados todos, e por isso muito simples.
Como na India, e talvez não só, a “Tata” tem sempre tudo, e há uma loja aqui perto, fui lá. E das 10h até às 12h, foi uma manhã interessante, mas consegui a net banda larga e talvez terça feira esteja a funcionar no meu Mac.
Almocei no Lalit, e .... os “mixed vegetables, plain rice, chapatis and sweet lime soda” compensaram a monotonia da manhã inteira.
À tarde, ainda não fui ajudar na classe médica por estar mesmo muito cansada. Fui depois para a aula de Geetaji. Estava muita gente, calculo que algumas 200 pessoas! Foi preciso retirar todos os suportes (materiais) da sala para cabermos todos. E cada um teve direito a um tapete, uma bolster e uma manta, o que já foi muito bom. Praticamos Ujjayi e Viloma em Savasana com bolster e em Svastikasana. Qualquer aula com Geetaji é uma experiência nova - descobri que a parte da coluna ou do tronco a que consigo ter mais acesso ou expandir mais, é a zona das dorsais, na banda das omoplatas. Não sei se se passa o mesmo com toda a gente, e se é esta a zona de mais fácil acesso, mas achei curioso porque até penso que tenho de fazer sempre esforço para levar as omoplatas bem para dentro....; o meu Jalandhara Bandha, apesar dos problemas de pescoço, começa a entrar melhor; Jalandhara Bandha é um “fecho” do queixo contra o cimo do esterno com que se pratica o Pranayama. Este ano tenho praticado mais regularmente Pranayama e aos poucos vai melhorando.
Amanhã, aula de mulheres com Abhi, às 9h30. São aulas em que o Guruji está na sua prática, na mesma sala, e em que acaba por ser ele a ensinar toda a aula, através da Abhi. É uma aula de mulheres, o que significa aqui no RIMYI, aulas mais difíceis e exigentes!