No IYENGAR Yoga usamos uma ligadura, uma venda, em volta da cabeça, ao nivel da testa, para determinadas situações, sendo as mais vulgares as dores de cabeça ou tensão alta. Mas é necessário saber pôr a ligadura, mantê-la e saber retirá-la. E eu tenho visto nas aulas que há quem já a saiba pôr, usar, mas não retirar. E também existem aqueles alunos que, ainda que a cabeça esteja a "estoirar" e o professor lhes diga para porem a ligadura, sentem-se muito ridículos e com o seu ego vexado por tal situação e preferem aguentar as dores de cabeça, até chegarem à aspirina.
1 - A ligadura vai-se desenrolando em volta da cabeça, com uma ligeira pressão nas primeiras voltas (3 ou 4), e depois de forma mais leve; deve passar pela testa, tapando as sobrancelhas mas deixando os olhos à vista; quando termina entala-se a extremidade na ligadura já posta e está feito.
2 - Usamo-la da seguinte forma: se forem posturas recuperativas descemo-la ligeiramente e ficamos com os olhos tapados, só a dobramos um pouco para cima quando mudamos de postura; se fôr outro tipo de prática, simplesmente deixa-mo-la até às sobrancelhas durante todo o tempo.
3 - Agora vem o principal e é aqui que vejo muitas vezes asneira: nunca se tira a ligadura de uma só vez, puxando para cima, como quem tira o chapéu! No final da prática soltamos a pontinha da ligadura e começamos a desenrolá-la lentamente, aliviando a pressão de forma gradual e ao mesmo tempo fazemos um novo rolinho, pronto para ser usado.
Será que basta explicar isto em português, ou será melhor também em inglês, pelo sim pelo não??